Decoração: Extravagância x Requinte !!!




Selecionar o que se vai usar quando falamos em decoração não é tão simples como parece. A balança entre o requinte visual e a experiência generalizada que o luxuoso deve provocar é muito sensível, então nada melhor do que algumas dicas de decoração para encontrar o equilíbrio ideal.

Cada vez os ambientes dispensam a extravagância e dão lugar ao minimalismo. Ao se decorar os interiores deve-se entender que, desde a cor da parede à decoração física, o deslumbre aos olhos é apenas a porta de entrada para toda experiência a ser vivida. Não há luxo ou minimalismo que sobreviva, por exemplo, a um estofado de tecido de baixa qualidade ou cadeiras arrojadas porém desconfortáveis. Podem ser até belos aos olhos, mas se a experiência for péssima, todo o requinte se perde.




Cores

A paleta de cores é o início de toda a decoração. Ela que irá definir a base de toda a experiência, porque é a partir dela que você deverá pensar todo o resto da decoração. A combinação bege e branco está caindo em desuso. A cor do momento, a queridinha é sempre o cinza e seus derivados, principalmente quando falamos do cinza fendi.

Talvez essa seja a etapa mais difícil da decoração, já que é de gosto muito particular do morador. Caso o cinza não for uma opção, pode-se sempre escolher sem medo o preto, que nos passa a sensação de tecnologia e elegância ou o branco, que nos remete à tranquilidade e paz.


Luzes

Se a cor da parede é a base da experiência as luzes são as primeiras impressões. Uma ótima dica de decoração é apostar em perfis de led e spots recuados. Essa técnica faz com que você veja apenas a luz, como se emanasse sem a necessidade de eletricidade. Outra dica é organizar os pontos de luz de modo a evidenciarem locais específicos, para não influenciar na leveza do ambiente.

Uma última dica é ousar na mistura de estilos. A depender do tamanho do ambiente, é super válido mesclar um lustre clássico com um ambiente minimalista e elegante.


Texturas e revestimentos


Falando em misturas, outro elemento que você pode ousar são as texturas e revestimentos. Bancos de vime ou outras texturas caem muito bem com uma bancada minimalista na cozinha, por exemplo. Deve-se, porém, respeitar sempre a predominância das linhas do ambiente no design dessas peças para que cause a impressão de unicidade, leveza e harmonia. O mesmo vale para papéis de parede ou outras texturas. NUNCA coloque muitas em um mesmo ambiente !!!


Objetos de decoração

Uma dica de decoração útil: menos é mais. Não é preciso vários ornamentos para oferecer a atmosfera de requinte, muito pelo contrário. Uma peça única, original, é o suficiente para um ambiente completo. Aproveite a dica de iluminação e ofereça um ponto de luz a esse item de decoração.

Aposte em elementos arrojados ou clássicos, como pinturas, artesanatos locais, esculturas clássicas e medievais – quanto mais original, melhor. Outra aposta infalível são os espelhos. Além de ajudarem na iluminação natural do ambiente, nos passam a sensação de um ambiente maior.


Sala

Aposte em poltronas que unam o simples e o arrojado. Não deixe de se atentar à qualidade do material para não comprometer a experiência. Outra dica é manter luzes amareladas e suaves. Elas deixam o ambiente mais aconchegante e confortável.







Cozinha

Mesclar uma cozinha tecnológica em tons metálicos com detalhes em madeira natural vem sendo uma tendência do mercado. Aposte em perfis de led recuados nas bases dos balcões e armários. Dependendo da cor escolhida na parede e na quantidade de detalhes em madeira, as luzes podem variar entre branco no teto e tons amarelados.



Gostou das nossas dicas? Então deixe seu like e comente, queremos saber !!! :)





12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo