8 Idéias para banheiro pequeno !

Conforme as casas e apartamentos ficam menores, os banheiros naturalmente diminuem. Se em outros cômodos da casa já é difícil driblar a falta de espaço, decorar banheiros pequenos, que obrigatoriamente devem ter itens como vaso e pia, apresentam um desafio ainda maior. O objetivo é evitar perder sua característica aconchegante e criar uma decoração prazerosa e que combine muito bem entre si.

Por isso toda ajuda para decorar um banheiro pequeno é bem-vinda! Se você precisa fazer essa obra e tem muitas dúvidas acerca das possibilidades, confira agora nossas dicas!


1 - Opte pela porta de correr


O abre e fecha de uma porta tradicional pode ser bem inconveniente quando o assunto é decorar banheiros pequenos. Isso, porque o ângulo de abertura demanda um espaço interno maior, que poderia ser otimizado com um pequeno armário ou um grande espelho. A alternativa deixa a decoração mais moderna e evita, inclusive, acidentes.



2 - Escolha prateleiras para compor


As prateleiras podem abrigar tanto itens decorativos como de higiene pessoal, oferecendo mais charme ou até mesmo um mix de tons no espaço. Na imagem, podemos ver o mix do tons escuros com o mais claros e a inclusão do verde, seguindo a tendência Urban Jungle, que deixa o espaço ainda mais aconchegante e alegre.

O uso do box em vidro também favorece a iluminação natural, que ajuda a economizar na conta de energia elétrica, é sustentável e inibe a disseminação de fungos nesse ambiente que está sempre úmido.



3 - Opte pelo revestimento 3D


O revestimento 3D, com relevos e tramas de efeito dinâmico, também adiciona sofisticação ao espaço, principalmente quando aplicado na parede de frente à porta de entrada. O porcelanato e o revestimento para paredes em 3D são recursos muito usados em banheiros de uso diário pois a garantem a praticidade de limpeza e a proteção da parede contra umidade.


4 - Mantenha poucos objetos no ambiente


Decorar banheiros pequenos com quadros e itens de decoração são permitidos, desde que de forma limitada para não criar uma poluição visual e a sensação de desorganização. Opte por quadros pequenos, mas que deem destaque ao tema escolhido.

Também mantenha os itens de higiene pessoal organizados, preferencialmente guardados em armários fechados para melhorar a sensação de amplitude da bancada e não comprometer a unicidade do ambiente.



5 - Tenha um mobiliário sob medida


Aproveitar cada centímetro disponível é essencial para quem vive em imóveis pequenos. No banheiro isso se traduz em: gabinetes de marcenaria feitos sob medida (muitas vezes seguindo o desenho de bancada da pia), armários estreitos ou estantes que se encaixam em rebaixos na alvenaria e prateleiras de pouca profundidade.

Além de ficarem perfeitamente adequados para o espaço proposto, são funcionais, pois armazenam itens cotidianos e acessórios de decoração. Aproveite a moda das madeiras mais claras e invista em armários de visual mais leve o compensado naval ou a madeira pinus são boas opções.

Mas se o objetivo é o de criar a sensação de amplitude e unicidade, não tenha medo de criar uma bancada inteira de porcelanato, que pode ser, inclusive, com o mesmo design ou cor aplicados nas paredes e no piso. A dica é usar porcelanato que imitam mármore, que além de proporcionarem o efeito ainda deixam o ambiente extremamente sofisticado.


6 - Crie nichos inteligentes no box


Talvez você nunca tenha pensado nisso, porém criar um nicho embutido na parede do box pode significar alguns centímetros a mais — e muito conforto! — principalmente na hora do banho. Se o seu box é compacto e você sonha com mais espaço para se movimentar livremente, sem esbarrar nas prateleiras com shampoos e mil e um produtos, aproveite a reforma do banheiro para prever esse recorte na alvenaria.

O nicho pode ser revestido com o acabamento da parede, para criar a mesma sensação de amplitude e unidade visual que citamos acima, mas também pode exibir um material diferente que destaca cores e motivos, que permita brincar com variações inovadoras.

7 - Abuse dos espelhos


Usar espelhos para criar uma impressão de amplitude em um espaço pequeno é uma tática muito conhecida e antiga, mas nem por isso menos eficaz. Todo banheiro precisa de espelhos, então por que não aproveitar essa vocação natural e abusar do truque com grandes modelos que cheguem até o teto?

Se possível, instale espelhos de alturas iguais em duas paredes perpendiculares, criando um “L” que multiplicará a dimensão do cômodo. Não é preciso usar molduras, pois quanto maior a superfície espelhada, melhor.


8 - Escolha o revestimento certo


Toda reforma de banheiro começa no mesmo lugar: a escolha dos revestimentos. E para nós essa é a parte mais divertida, é claro. Em ambientes compactos sugerimos porcelanatos neutros ou com tons complementares, com menor contraste entre as peças e sem misturar materiais em um cômodo só: quando as texturas, formatos e cores seguem uma unidade, o espaço aparenta ser maior, então vale a pena apostar nesse truque.

A propagação da luz natural também é muito importante, por isso prefira revestimentos claros, como porcelanatos em tons de cinza suave ou branco com design de mármore. Outro ponto a ser levado em conta é a dimensão do acabamento: porcelanatos de grandes formatos demandam menos rejunte, ou seja, menos ‘quebras’ visuais, e, consequentemente, uma ilusão de amplitude.

O mesmo vale para revestimentos aplicados na diagonal, que ainda possibilitam que os projetos saiam do óbvio. Por fim, é sempre bom lembrar que o porcelanato escolhido para o banheiro não pode ser escorregadio ou liso demais.



Viu como decorar banheiros pequenos não é uma tarefa tão difícil assim? Que tal compartilhar este post em suas redes sociais e ajudar outras pessoas com o mesmo problema de falta de espaço? E não deixe de seguir @decorello_oficial no Instagram, Facebook e Pinterest para conferir nossas novidades.

Inscreva-se ....

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
<