9 Dicas incríveis para decorar apartamentos pequenos !!!

Atualizado: Jul 8



Apartamentos pequenos estão cada vez mais comuns, todos os meses construtores de edifícios lançam apartamentos entre 30 e 60m², são realmente espaços pequenos, mas devido a alta demanda no mercado por localizações em grandes cidades, e o sonho de muitos habitantes pelo primeiro imóvel, a venda cresce a cada dia.


Nos apartamentos pequenos você deve ter a capacidade de colocar diversas funcionalidades de uma casa em pouco espaço, como sala de estar e jantar agregadas (no caso de aptos com mais de 46 m²), ou cozinha e sala agregadas (no caso dos com menos de 35 mº), entre outras combinações de espaços.



Neste artigo compartilharemos dicas para superar o desafio do espaço nesses ambientes !!!



ESPELHOS


Usar Espelhos é um grande truque dos designers de interiores para dar mais leveza e suavidade em um ambiente pequeno, eles transmitem espaço, e dão uma sensação agradável aos moradores e convidados do apto. Pode ser usado desde um grande espelho (a opção mais comum), ou pequenos espelhos usados em conjunto.

Limpeza é fundamental, deixe-os sempre limpinhos, pois será um ponto de referência e atrativo da casa. Outra dica é usar espelhos nas laterais de corredores, para parecerem maiores.



COMPARTIMENTOS SECRETOS





Você pode usar recipientes ou móveis sob medida para organizar as coisas com mais praticidade, ao invés de deixar tudo jogado pela casa.


Existem compartimentos secretos para guardar os objetos em móveis, poltronas, sofás e camas


Mas tome cuidado para não abusar e usar mobiliários grandes demais.









ELETROS COMPACTOS



Atualmente a tecnologia vai te ajudar muito, opte sempre por TVs de LCD bem finas, elas serão um grande aliado, porém não compre TVs muito grandes para não cansar os olhos dos moradores, já que em um apto pequeno elas terão que ficar muito perto da TV. Use também Notebooks e Tablet no lugar de computador, isso poupará muito espaço. Tenha a tecnologia a seu favor!

Os móveis planejados são excelentes para a decoração de apartamento pequeno. Desde a cozinha, até mesmo salas, quartos e banheiro podem receber esses móveis tão práticos e funcionais.




DIVISÓRIAS DE VIDRO OU VAZADAS



Existem diversas opções práticas e funcionais de dividir os ambientes sem erguer uma parede. Não faltam modelos de divisórias leves e modernas que garantem a intimidade necessária com a particularidade de cada ambiente, sem isolar o espaço.

Dá para utilizar como divisória de ambiente: estruturas de madeira, estantes vazadas, painéis de vidros, cobogós e muito mais. Assim, é possível a integração de ambientes e aproveitamento máximo do espaço existente.



MENOS É MAIS



Evite usar móveis muito grandes como estantes, elas são horríveis para espaços pequenos, use uma estante pequena e baixa, ou um painel; e não deixe muitos objetos decorativos espalhados ou pendurados nas paredes, elas vão dar uma sensação ruim de muita bagunça.

Não guarde coisas que não usa, elas ocupam muito espaço em seu apto, e são inúteis! Uma dica é: se tem algo que você não usa nos últimos 3 anos, é inútil, faça uma doação ou coloque a venda na internet.







CORES CLARAS




Esta cartela se faz necessária para criar a sensação de amplitude que estes pequenos espaços precisam crisando assim ambientes amplos, e ao mesmo tempo elegantes e conceituais.

Não precisa ficar apenas no branco convencional (sua casa não precisa ficar com cara de hospital rsrs!), mas use cores claras para dar uma melhor sensação de espaço.

Caso goste de cores mais intensas e alegres pode brincar com o restante da decoração como objetos, almofadas, quadros, etc. Claro, tendo sempre a atenção para que as cores "conversem" entre si.

Ah, e não coloque muitos quadros na parede, vai parecer que o espaço esta todo ocupado, e que não é bom nestes ambientes.



ILUMINAÇÃO




A maioria dos apartamentos tem apenas uma luz fixas no teto, o que faz um apartamento pequeno parecer ainda menor. Use um números maior de lâmpadas com visual moderno (não precisa ser com lustres!) para deixar o espaço melhor iluminado e com visual atraente; você não precisa necessariamente quebrar o teto para isso, pode fazer aplicações em gesso e embutir fitas de led ou até mesmo utilizar spots e luminárias de sobrepor.






TAPETES


O tapete deve ter a proporção correta, o mais usual é o formato retângular, isso serve para ambientes de todos os tamanhos, inclusive os pequenos, pois eles dão uma impressão de amplitude.

Os tapetes redondos são mais difíceis de combinar, pois isso, são mais indicados para quartos infantis, hall de entrada ou em ambientes que cabem somente esse modelo.

No entanto, é preciso lembrar que as regras de tamanho também se aplicam ao estilo redondo.

Obviamente que o tapete precisa combinar com a mobília e outros objetos do ambiente. No entanto, a criação de contraste com o piso pode dar uma falsa ilusão de uma espaço maior, o que é favorável.

  • Nas salas, prefira tapetes felpudos, são mais confortáveis.

  • Salas de jantar – Cores claras e de preferência, de fibra natural para deixar o ambiente mais sofisticado;

  • Quartos – Pode usar nylon e outros tecidos sintéticos.

Os tapetes de diferentes ambientes não precisam necessariamente combinar entre si. Busque um dominador entre eles, que seja na cor ou textura. Evite colocar muitos tapetes por todo o apê, pois assim irá dificultar a limpeza no dia à dia.



MÓVEIS PLANEJADOS

Fora a economia de espaço, os móveis planejados são uma ótima solução quando o quesito é organização. Devido à sua capacidade de armazenamento, são excelentes ferramentas para organizar coisas que em outra situação ficariam bagunçadas, tornando possível arrumar seu lar sem maiores dor de cabeça.

Vale lembrar que, quando os ambientes são pequenos, a organização deve estar sempre em dia, evitando que o espaço disponível fique ainda menor devido à bagunça.

A praticidade que eles proporcionam pode ser aproveitada em todos os cômodos. Uma cozinha pequena, por exemplo, se bem planejada, trarão momentos extremamente agradáveis na rotina familiar.

A diversidade de formas, estilos e funções são uma grande ajuda para ampliar qualquer ambiente e resolver diversas necessidades.

Com certeza é uma ótima escolha para quem deseja ter um lar simples, funcional e moderno. E esses detalhes se tornam mais importantes ainda!

E agora, que você conheceu mais sobre os benefícios dos móveis planejados, pode fazer boas escolhas para decorar seu lar deixando tudo mais funcional.