Dicas de cabeceiras para você se inspirar !!!
As cabeceiras podem ser o centro das atenções do quarto ou complementar a decoração sendo parte da base com uma cor neutra. Apesar de não ser um item obrigatório a cabeceira traz conforto ao ambiente tanto visualmente, como fisicamente deixando a cama ainda mais aconchegante.
Mas na hora de escolher o modelo ideal podem surgir várias dúvidas antes de comprar já que existem peças feitas de madeira, tecido, acrílico, palha, entre outros. Para te dar uma ajuda nessa missão, nós decidimos separar alguns pontos importantes a serem levados em consideração antes de decidir.

MEDIDAS
Não adianta comprar um modelo dos sonhos se não couber atrás da cama. Defina antes de tudo se você prefere uma cabeceira exatamente com a medida, se quer que ultrapasse e forme uma base para o criado-mudo ou se prefere que o modelo atenda toda a parede.



DICA: Prefira certamente um modelo sempre maior que a cama com pelo menos 10 cm de sobra para cada lado. Aliás, em quartos maiores um modelo grande pode ajudar a preencher melhor o espaço. Já em quartos menores, um modelo que tenha até no máximo 30cm de altura para não dar a ideia que o ambiente é menor visualmente.
Separamos aqui os tamanhos das principais camas disponíveis no Brasil para você ter uma ideia de qual cabeceira pode escolher de acordo com a sua:
Cama king size: 193cm de altura X 203cm de largura;
Cama King Nacional: 186cm de altura x 198cm;
Cama queen size: 198cm de altura X 158cm de largura;
Cama casal comum: 188cm de altura X 138cm de largura;
Cama de solteiro king: 205cm de altura X 100cm de largura;
Cama de solteiro comum: 188cm de altura X 88cm de largura.
Apesar de não ter uma regra para a altura definida, o ideal é de fato pensar em quando está sentado na cama com as costas apoiadas na parede. Para dar mais conforto é certamente importante pensar na altura da cabeceira de forma que o morador possa apoiar as costas completamente na cabeceira caso queira ficar sentado para ler ou assistir TV. Os modelos que vão até o teto podem ajudar a dar a sensação de amplitude se o quarto for pequeno e visualmente o pé-direito pode parecer maior.
MODELOS
Primeiramente não existe uma regra certa para escolher o modelo ideal.
O importante é saber o que você quer levar em consideração!

Os modelos feitos de madeira ou materiais que têm uma textura mais lisa ajudam a reforçar um estilo minimalista.

Já os modelos feitos de capitonê ou tecidos dão um ar mais sofisticado ao quarto.
TECIDO
Tanto a cabeceira de tecido lisa ou a capitonê ajudam a trazer um conforto ao toque, já que ajudam a trazer a sensação aconchegante ao quarto!

FERRO
As cabeceiras de ferro lembram principalmente aquelas camas antigas e dão um ar bem diferente ao quarto. Com a parede cinza ao fundo podem se destacar e se tornarem o centro das atenções!

PALLET
Essa é uma opção sustentável e que pode sim sair do comum. Uma luminária ao fundo, ou um pisca-pisca, por exemplo, podem arrematar a composição.

CAPITONÊ
Esse é um modelo de tecido com aplicações e acabamento de botões que portanto dão um clima mais elegante ao ambiente.

MADEIRA
A cabeceira de madeira é o modelo mais tradicional que existe e, portanto, com mais opções disponíveis. Você pode escolher entre o que atende exatamente ao tamanho da cama, que é instalada na parede inteira ou que já vem com o criado-mudo acoplado na peça.
