Plantas para JARDIM VERTICAL - Interno e Externo !!!

O jardim vertical é uma tendência do paisagismo moderno, sendo utilizado para decorar e aproveitar espaços livres em casas e apartamentos. Além de ser uma ótima solução decorativa, este tipo de jardinagem também proporciona a redução de ruídos, melhoria da circulação do ar e regulação da temperatura do ambiente.
Antes de começar, é preciso analisar as condições do local em que a parede verde será feita. É importante optar por plantas perenes. Ou seja, que tenham uma longa durabilidade. Entre elas, a dica é fazer uma composição entre plantas pendentes, semi-pendentes e que formem um tapete de folhagem – as chamadas prostradas.
PLANTAS RECOMENDADAS

Se seu espaço possuir menor incidência de luz solar e ventilação natural, opte por plantas de sombra e meia sombra. Nestas condições, você pode escolher por samambaias, bromélias, jiboias, begônias e musgos.

No entanto, se seu jardim fica próximo a janelas, portas e aberturas onde há grande incidência e longo período de luminosidade, o ideal são plantas de sol pleno. Assim, opte por barba-de-serpente, colar de pérolas, flor canhota, lambari roxo, brilhantina e suculentas. Em ambos os casos, lembre-se de selecionar plantas de pequeno porte e que sejam adequadas para o tamanho do ambiente.

Para ambientes no lado exterior da casa com sol pleno, você pode optar por plantas volumosas como , lambari roxo ou aregato.

Além disso, também há opções de espécies trepadeiras, pendentes e videiras que podem ser usadas tranquilamente como ótimo revestimento estético.
Como exemplo temos: hera, tumbérgias, singônio, unha de gato e falsa vinha.

Caso seu jardim seja de meia sombra ou sombra, as melhores plantas para este ambiente são as plantas com folhas bem decorativas como clívias, aspargo-rabo-de-gato, pacová, lírio-da-paz e pata de elefante.

HORTAS VERTICAIS TAMBÉM CRIAM LINDOS JARDINS

Em seu jardim vertical também é possível construir uma horta orgânica com alimentos frescos e saudáveis. Existem vários tipos de plantas que podem ser encontradas para compor seu jardim. A maior dica neste caso é selecionar espécies que se adaptem melhor às condições climáticas do seu ambiente.
Se desejar por hortaliças: alface, rúcula e cenoura são ótimas opções por não necessitarem de muito espaço. Além delas, você pode escolher plantas medicinais como erva-doce, camomila e hortelã, que podem ser usadas em chás e como aromatizantes. Por fim, também há opção do cultivo de temperos como orégano, salsa, cebolinha e manjericão.
