Qual a pedra ideal para bancada de cozinha?

Muitos consideram escolher a pedra mais adequada para cozinha, uma tarefa bem complicada.

E não poderia ser diferente.

Para planejar ou reformar a sua casa, o mercado oferece diversas opções com os mais variados preços e estilos. Ter tantas opções assim, inicialmente, pode parecer algo tentador. Porém, é preciso ficar atento, já que nem todos os materiais disponíveis são recomendados para esse ambiente e você não quer ter dor de cabeça por conta de uma decisão errada, certo?

Pensando nisso, e para te ajudar nessa missão, separamos os principais tipos de pedras para que você possa fazer a melhor escolha na hora de construir ou reformar sua cozinha.

Vamos lá?


GRANITO

Garante boa qualidade e modernidade à cozinha.


A grande maioria das pessoas já morou em uma casa com granito na cozinha.

E diferente do mármore, que tem origem sedimentar, o granito é de origem vulcânica, o que faz com que a pedra seja muito mais resistente que seu colega, que é elegante, mas um tanto frágil para a lida diária entre panelas quentes e frutas ácidas.

Além disso, na hora de optar pelo tom mais adequado, os granitos fazem bonito mais uma vez: existe uma infinidade de tons, que variam não só pela cor predominante como também pelo tamanho dos grânulos na lâmina.

A pedra é hoje também uma opção muito barata, principalmente quando comparamos com outras pedras do mercado.



MÁRMORE



É uma pedra natural, ideal para ambientes internos. Embora seja uma pedra de muita sofisticação e requinte não é recomendado para bancada de cozinha pois absorve muita água, mancha e risca mais facilmente que o granito. Caso você seja uma pessoa que pouco utiliza a cozinha e toma todos os devidos cuidados vale a pena apostar. Mas corre o risco de ter que trocá-la com mais facilidade !



CORIAN

Com a pedra Corian você poderá ter a bancada e a pia no formato que quiser, pois é possível criar formas com ela, e em várias cores.




E apesar de ser um produto um pouco mais caro, quando comparado com as outras pedras para cozinha, apresenta vantagens em relação aos outros materiais: não mancha com a mesma facilidade porque não é poroso, não tem emendas aparentes, não risca com facilidade, não propaga o fogo e as chances de riscar ou lascar são muito menores também.

O preço da pedra varia conforme a cor, as brancas são as mais baratas, e também podem ter acabamento fosco, semi brilhante ou brilhante.


QUARTZO STONE

A pedra de quartzo industrializada é fabricada com alta tecnologia, sendo composta por mais 90% de quartzo.

Em seu processo de fabricação é utilizado resina de poliéster e sistema de vibro-compressão para garantir uma excelente qualidade ao material.

A pedra também possui uma aparência uniforme com uma superfície bastante lisa, resistente à manchas, riscos, impactos e abrasão.


Se compararmos com o granito, por exemplo, a pedra de quartzo industrializada é cerca de 4 vezes mais resistente, o que a torna uma boa indicação de pedra para cozinha.


O material também apresenta baixíssima absorção de líquidos e é bastante higiênico, já que possui propriedade antibacteriana, capaz de inibir a presença de bactérias graças à base de íons de prata presentes no material.

Nesse caso, o único cuidado é evitar colocar panelas quentes diretamente sobre a pedra, já que o material não é resistente a altas temperaturas.


SILESTONE


Outra pedra também industrializada, a pedra de Silestone é composta por cerca de 94% de quartzo natural, o que lhe proporciona dureza e resistência extraordinárias.

A pedra possui uma superfície excelente para bancadas de cozinha, banheiros, pisos e revestimentos de parede com quantidade reduzida de juntas.

Trata-se da primeira pedra industrializada de quartzo e por isso Silestone se tornou uma marca registrada.

A pedra possui uma superfície não porosa e altamente resistente à manchas de café, vinho, suco de limão, azeite de oliva, vinagre, maquiagem e muitos outros produtos de uso diário.

Além disso, está disponível em mais de 90 cores e em alguns estilos de texturas e acabamentos variados.


DEKTON

Temos também a versão Ultracompacto, que também é resistente a panelas quentes, altos impactos e todo o restante assim como o Dekton, a única diferença é que é fabricado na China e é bem mais barato.



109 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo