Tapetes - Tudo o que você precisa saber antes de comprar !!!



Se há um item que podemos considerar indispensável na decoração da sala é o tapete! Versátil, ele tem o poder de deixar a sala mais aconchegante e confortável, além de ser uma ótima maneira de repaginar o ambiente sem gastar muito.

Hoje em dia, além dos diversos materiais encontrados na fabricação dos tapetes, os estilos também são os mais variados, tudo para atender a todos os gostos. Após definido o estilo da decoração, basta escolher um belo tapete para compor a decoração da sala e voilá, espaço maravilhoso! E quando cansar do estilo da decoração ou das cores, é tranquilo de mudar, sem bagunça e nem sujeira, basta enrolar o tapete antigo e colocar um novo.


Materiais dos tapetes: fibras naturais x fibras sintéticas


Os tapetes podem ser fabricados com fibras naturais ou sintéticas e por isso há diferenças, como:


Tapetes para sala de fibras naturais

- Tapetes de fibras naturais podem ser fabricados através do material extraído de animais ou plantas. As fibras naturais mais comuns são: lã, bambu, sisal, linho, juta, entre outras. Estes tapetes costumam ter uma qualidade superior e podem ser feitos de forma artesanal, mesmo à mão, o que acaba agregando mais valor ao produto.

- Os tapetes de fibras naturais são uma ótima opção para decorar um ambiente com estilo mais rústico, já que há opções de tapetes em sisal e juta. Só é preciso ter cuidado para que o ambiente não seja úmido, já que estes materiais não podem ser molhados.

- A lã é outro material que faz parte do grupo das fibras naturais e oferece uma resistência e durabilidade bem maior se comparada a outras fibras, mesmo até algumas sintéticas. Ela pode ainda ser misturada ao algodão, o que confere um toque macio aos tapetes para sala.

- Tapetes de fibras naturais são uma ótima opção para quem sofre de alergias e problemas respiratórios. Deve-se apenas ter cuidado na hora de escolher a pelagem do tapete, que deve ser curta para acumular menos pó. Já os tapetes de fibras sintéticas também podem ser uma alternativa, já que muitos têm tratamento contra ácaros.


Tapetes de fibras sintéticas

- Já os tapetes para sala fabricados com fibras sintéticas, podem ser encontrados em materiais como: nylon, acrílico, polipropileno e poliéster. Estas fibras costumam ser fortes e resistentes e são ideais para ambientes externos, úmidos ou molhados ou para locais onde há uma grande circulação de pessoas.

- Os tapetes de fibra sintética, como são mais resistentes, se bem cuidados podem durar por muito tempo, mesmo em áreas com grande circulação de pessoas. Nas casas, eles são tapetes ideais para a sala, cozinha e o corredor.

- Outra vantagem dos tapetes para sala fabricados com material sintético é a facilidade na limpeza e manutenção, já que muitos modelos podem ser lavados na máquina.




Antes de escolher o tapete é necessário atenção especial ao tamanho do ambiente, o tapete ideal deve formar uma moldura entre os móveis e outros objetos. A dica é escolher tapetes com tamanho superior ao do sofá, por exemplo. Assim será mais fácil encaixar móveis como cadeiras, poltronas, mesas etc.

A regra geral é, quanto maior, melhor. O tamanho do tapete interfere bem na percepção que temos de espaço, por este motivo, use esta regra simples: os tapetes devem avançar no mínimo 20 cm para baixo de cada sofá e deixando uma sobra de 30 cm em cada canto.



Como escolher o Material do Tapete


  • Polipropileno: fibra resistente às manchas, fácil de limpar;

  • Lã: a lã, um material resistente e altamente usado, é o elemento-chave dos tapetes de pêlo de alta qualidade. ...

  • Algodão: os tapeceiros geralmente usam o algodão juntamente com a lã. ...

  • Nylon ou Antron: é a melhor fibra.


Como combinar com o restante da decoração


Um tapete em cor similar à do sofá, liso ou em uma estampa discreta combina super bem, sejam quais forem as cores das paredes e cortinas (desde que tons claros e neutros).


Se você deseja que o tapete “apareça” mais, prefira uma cor mais escura que o sofá. Sendo neutra, há maior possibilidade de combinar com o restante da sala. Mas atenção, o tapete escuro pode escurecer o ambiente! É uma questão de gosto, mas é bom sempre procurar equilíbrio nos tons das cores usadas para criar contrastes.



Se não, escolha uma cor que já exista na sala (ou espalhe alguns objetos com esta cor).

Neste exemplo abaixo temos como cor central o azul. Veja como alguns dos outros objetos e almofadas estão em sintonia com a cor, mas em outras tonalidades.



Em qualquer dos ambientes acima, cortinas em cor similar às do do sofá, do tapete ou das paredes facilitam a combinação.


Bom, mas antes de você começar a pesquisar os modelos de tapetes para sala de estar ou jantar, é importante saber o espaço que você dispõe e as medidas dos seus móveis, como o seu sofá, por exemplo, para saber o que melhor se adeque à sua sala.

Abaixo, você confere algumas ilustrações para ver qual o tamanho correto do tapete à comprar. Em verdinho está qual a proporção correta do tapete com os móveis e em vermelho, o modo inadequado. Confira:






7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo